Zezinho


Em cada um de nós existe um Zezinho.

Ele representa o nosso lado curioso, inventivo, tecnológico, científico e principalmente motivado em descobrir. O Zezinho está nas escolas, nas faculdades e nas ruas. São nossas crianças, adolescentes e adultos com o potencial de alcançar o novo e o inexplorado, sem nunca pensar em desistir, mas sim em fazer acontecer.

O nome Zezinho tem como referência o médico, pesquisador, educador e jornalista
JOSÉ REIS (nascido em 1907, falecido em 2002), considerado o pai da divulgação científica no Brasil. Ele fundou em 1948, juntamente com outros cientistas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Reis ganhou diversos prêmios, como o Kalinga (de divulgação científica), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em 1979, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) instituiu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, que tem como objetivo premiar profissionais de alto nível que contribuem com eficiência para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico.

A Universidade de São Paulo (USP) criou em 1992, o Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA-USP, com o escopo de contribuir para o estudo e aperfeiçoamento das teorias, técnicas e formas da divulgação da ciência e tecnologia. Em junho de 2003, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em sua homenagem, inaugurou o Espaço José Reis – Oficina de Jornalismo Científico do Laboratório de Estudos em Jornalismo Científico (Labjor), que abriga o curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela Universidade e a equipe de profissionais e pesquisadores que atuam nas revistas Comciência e Ciência e Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário