sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mostra Científica encerra programação da SNCT no IFTM

Atividade integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Uberlândia

Composta por nove trabalhos de estudantes dos campi do IFTM em Uberlândia, a Mostra Científica foi realizada na noite de quinta-feira, 18, no IFTM - Campus Avançado Uberlândia, com exposição e avaliação de pôsteres.

Os estudantes tiveram 10 minutos para apresentar seus trabalhos aos avaliadores. Conforme regulamento, os aspectos avaliados foram: apresentação oral; domínio de conteúdo; criatividade no desenvolvimento do tema; clareza na exposição; coerência com o tema proposto; segurança e clareza das respostas às perguntas; aproveitamento do espaço útil, organização do estande e postura dos integrantes de cada grupo.

A banca de avaliadores foi formada por professores dos dois campi, de acordo com a área de atuação.

Classificação
Os resultados serão divulgados na próxima semana, sendo que os dois trabalhos mais pontuados receberão certificados com a classificação especificada. Entretanto, todos os autores receberão certificado de participação e terão os trabalhos publicados nos anais do evento.

Apresentação musical
Após a Mostra, o momento de descontração foi comandado pelo Trio Avohai. Com covers de Zé Ramalho, Zeca Baleiro e Cordel do Fogo Encantado, os músicos apresentaram ainda canções de Luiz Gonzaga (Gonzagão), homenageado de 2012 pelo seu centenário de nascimento. O grupo é composto pelo estudante de Licenciatura em Computação, Sérgio Bertolucci e os convidados Marcelo Guaratto, Alécio Fernandes e Jorge Alves.

Trabalhos expostos na Mostra Científica

IFTM - Campus Avançado Uberlândia

Licenciatura em Computação
• Integral: proposta de uma ferramenta de avaliação via Web para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Estudante: Kamilla Germano Silva. Professores: Ricardo Soares Boaventura e Crícia Zilda Felício Paixão.

Tecnologia em Logística
• Avaliação da qualidade do serviço varejista em Uberlândia. Estudante: Larissa de Souza Carvalho. Professora: Iraci Souza João.

IFTM - Campus Uberlândia

Técnico em Agropecuária
• Avaliação do desperdício de água na irrigação de hortaliças produzidas no bairro rural de Sobradinho, município de Uberlândia. Estudante: Amanda Aparecida Brito. Professora: Marília Cândida de Oliveira.

Engenharia Agronômica
• Efeito de fertilizante nitrogenado de eficiência aumentada na quantidade de clorofila a e b de Brachiaria brizantha. Estudantes: Vinícius de Souza Borges Cruvinel, Guilherme de Souza Borges Cruvinel, Jean Michel e Márcio Gonçalves de Andrade Neto. Professor: Luis Augusto da Silva Domingues.
• Qualidade de água utilizada na irrigação de olerícolas folhosas consumidas in natura no bairro rural de Sobradinho, município de Uberlândia. Estudante: Raphael Henrique Radespiel. Professora: Marília Cândida de Oliveira.
• Potencialidade do uso da manipueira. Estudante: Rodrigo Cassiano Rosalino. Professor: Luis Augusto da Silva Domingues.
• Degradação fisiológica e microbiológica em raízes de mandioca. Estudante: Flávia Costa. Professores: Ricardo Dias, Igor Pereira e Márcia Pereira (Unipac).

Tecnologia em Alimentos
• Estudo da composição centesimal dos frutos da jurubeba. Estudantes: Aline Alves Montenegro Freitas, Lara Soares Santos, Patrícia Ribeiro. Professoras: Cláudia Tomás e Carla Regina Queiroz.
• Teor de proteína bruta em cactáceas do gênero Pereskia. Estudantes: Lara Soares Santos, Aline Alves Montenegro Freitas. Professores: Cláudia Tomás, Reginaldo Rodrigues de Andrade e Carla Regina Queiroz.

Outras informações
Assessoria de comunicação do IFTM - Campus Avançado Uberlândia
Jornalista: Rosiane Magalhães
(34) 3221-4821
jornalismo.udi@iftm.edu.br
www.iftm.edu.br/avuberlandia
Twitter: @IFTMAvancadoUdi
Facebook: avancado.uberlandia

0 comentários:

Postar um comentário