sábado, 20 de outubro de 2012

Ciência descobre o que torna o som de unha em quadro-negro tão irritante

A culpa é das amídalas, área do cérebro responsável por emoções. Quando ouvimos um som desagradável, elas enviam uma mensagem à área que controla a audição, provocando uma reação negativa

Cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, descobriram qual parte do cérebro humano está por trás da aversão a sons agudos, como o de unhas arranhando um quadro-negro. Segundo o estudo, publicado no periódico Journal of Neuroscience, a resposta está nas amídalas – não aquelas da garganta, mas um grupo de neurônios localizado na parte inferior do cérebro.

A pesquisa mapeou os cérebros de 13 voluntários enquanto eles ouviam uma série de sons, a fim de estudar a resposta do órgão a cada tipo de ruído. A partir da ressonância magnética realizada, os cientistas perceberam que, quanto mais desagradável era o som, mais as amídalas ficavam em evidência. Entre os 74 sons testados, o mais agradável foi o de água borbulhando; abaixo, os sons mais irritantes, segundo a pesquisa (clique para ouvir).

Sons mais desagradáveis
1. Faca em garrafa
2. Garfo em vidro
3. Giz em quadro-negro
4. Régua em garrafa
5. Unhas em quadro-negro

As amídalas, no cérebro, são importantes reguladoras do comportamento sexual e da agressividade, além de controlarem o conteúdo emocional das memórias.

As imagens do cérebro mostraram à pesquisa que, quando ouvimos um som desagradável, as amídalas enviam uma resposta ao córtex auditivo – área cerebral responsável pela audição – aumentando aquela atividade e provocando a nossa reação negativa. “É como se a amídala estivesse fazendo um pedido de socorro ao córtex”, diz Sukhbinder Kumar, autor do estudo.

Para Tim Griffiths, que também participou da pesquisa, “este trabalho traz uma nova luz sobre a interação entre amídalas e córtex auditivo”. “Este pode ser um novo caminho para o tratamento de transtornos emocionais, além de outros transtornos, como o zumbido e a enxaqueca, que parecem aumentar a percepção dos aspectos desagradáveis de alguns sons”, afirmou Griffiths.

Fonte: Época.

1 comentários:



  1. Maravilha,muito bom esse blog,ta de parabéns,vou recomendar para todo mundo,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar msm como estou recomendando o www.detetive-particular.com que é muito bom tb que uso na minha empresa de software espiao www.softwarecelularespiao.net , parabéns e abraços!!!!

    ResponderExcluir